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Conselho de Administração

O Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada, tem a função primordial de orientação geral dos negócios da Companhia, assim como de controlar e fiscalizar o seu desempenho.

Efetivos Suplentes Data de Eleição (Efetivos) Data de Eleição (Suplentes)
Edésio Alves Nunes Filho

Conselheiro

15/12/2020
Rodrigo de Carvalho Pinto Bueno
Conselheiro
30/04/2019
Chiara Sonego Bolognesi Gargano
Conselheira
Alessandro Di Domenico 30/04/2019 06/05/2021
Eduardo Moniz de Carvalho e Miranda
Conselheiro
30/04/2019
Heglehyschynton Valério Marçal
Conselheiro
06/05/2021

Apresentam-se a seguir breves informações biográficas dos membros do Conselho de Administração da Multiner:

Edésio Alves Nunes Filho: Engenheiro Mecânico, graduado pela UFBA, com MBA pela FGV/RJ em Gerenciamento de Empreendimentos e cursou mestrado em Engenharia Mecânica (UFSC). Possui larga experiência em O&M – Operação e Manutenção no setor petroquímico e de energia. Atuou no setor pretroquímico na COPENE – Companhia Petroquímica do Nordeste S.A. (BRASKEM – UNIB de Camaçari), Rio Polímeros S.A. (BRASKEM – UNIB e PE de Duque de Caxias), QUATTOR (unidades de Duque de Caxias, ABC e Cubatão) e no setor elétrico nas empresas MPX S.A. e ENEVA S.A. (Unidades de Porto de Itaqui, Porto de PECEM e Parnaíba).

Rodrigo de Carvalho Pinto Bueno: Formado em Direito pela PUC-SP, Extensão Universitária em Direito Processual Civil também pela PUC-SP, Pós Graduado em Administração de Empresas pela CEAG-FGV, MBA pela FGV-SP e Master in Internacional Relations and Politcs pela University of Bath. Trabalhou anteriormente como Diretor Jurídico e de Compliance na Odebrecht Defesa e Tecnologia S/A. É responsável pela Diretoria Jurídica da Hidrotérmica S.A.

Chiara Sonego Bolognesi Gargano: Administradora de Empresas, graduada pela Universidade de Buenos Aires. Participa ativamente de questões operacionais e estratégicas da Hidrotérmica desde a sua fundação. Possui mais de 11 anos de exeperiência nos ramos: imobiliário, infraestrutura e de concessão rodoviária.

Alessandro Di Domenico: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – URFGS, e MBA em Finanças e Valuation Focus pelo Insper; Experiência Profissional: Experiência em projetos e contratos de infraestrutura, energia, rodovias e obras pesadas, bem como desenvolvimento, implantação e operação de pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos, usinas termelétricas e concessões rodoviárias. Atualmente ocupa os cargos de Diretor Presidente da Mesa Participações S.A. e Central Energética Palmeiras S.A. e de Conselheiro de Administração na Termelétrica Pernambuco III S.A.

Eduardo Moniz de Carvalho e Miranda: Formado em Direito pela UFRJ, com pós-graduação em Direito Tributário pela UFF. Eduardo tem sua carreira dedicada às áreas de energia e infraestrutura. Foi Diretor estatutário do Grupo Bolt Energias e, antes, atuou na área de Novos Negócios da ENEVA e com temas ligados à energia, petróleo, gás e mineração no Veirano Advogados. Foi advogado estrangeiro no escritório CMS-Cameron Mckenna, em Londres e, atualmente, é sócio cofundador de empresas de comercialização de energia e eficiência energética.

Heglehyschynton Valério Marçal: Bacharel em Matemática Pura e Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO; Especialização em Equações Diferenciais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO; Mestrado em Economia e Finanças Universidade Católica de Brasília – UCB e Doutorado em Economia e Finanças pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Experiência profissional: O Sr Heglehyschynton integra o Conselho de Administração da Postalis – Instituto de Previdência Complementar (Dez/2019 a Atual),  já integrou como membro do Conselho de Administração das Empresas: Capgemini (Jun/2017 a Fev 2019), da Cibrasec – Companhia Brasileira de Securitização (Jun/2017 a Fev 2019); Foi membro do Comitê da QUOD – Cadastro Positivo (Comitê de Negócios) (Ago/2017 a Set 2018) e da Capgemini – (Comitê de Auditoria) (Abr/2017 a Fev 2019). O Sr    Heglehyschynton é Assessor Especial da Presidência na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (Correios) (2019 – Atualmente); Exerceu na Caixa Econômica Federal – CAIXA os cargos de: Diretor Executivo de Aquisições, Alienações e Participações na (CAIXA Participações S.A.) (2017 – 2019), Superintendente Nacional – Diretoria de Administração, Finanças e RI (CAIXA Seguridade) (2016 – 2017), Consultor de Dirigente – Diretoria de Novas Aquisições (CAIXAPAR) (2013 – 2016), Gerente Nacional- Superintendência Nacional de Risco Corporativo (]an/2012 a Out/2012), Gerente Executivo -Superintendência Nacional de Planejamento Financeiro (Set/2010 a jan/2012) e Técnico Bancário Superior- Superintendência Nacional de Clientes (Mar/2005 a jan/2008). No Ministério da Fazenda exerceu a função de Assessor de Assuntos Econômicos – SEAE (Out/2012 a Out/2013). Na Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF exerceu a função de Coordenador-Macroalocação e Cenário Econômico (Economista Chefe) (]an/2008 a Set /2010). Foi professor adjunto da IBMEC, Instituto Federal de Goiás, Universidade Católica de Brasília e por fim, serviu o Exército Brasileiro e foi Oficial de Infantaria – Exercendo a função de comandante de pelotão e de companhia em unidades militares em Goiás e Distrito Federal (]an/1993 a jan/2001).


Diretoria

Compete a Diretora a gestão dos negócios da Companhia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. É composta por dois membros com mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.

Efetivos Cargo Data de Eleição
Ronan Nogueira Dias Diretor Presidente 16/12/2020
André Tavares Paradizi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 01/03/2021
Rodrigo Marques França Diretor sem Designação Específica 21/04/2021

Apresentam-se a seguir breves informações biográficas dos membros da Diretoria da Multiner:

Ronan Nogueira Dias: Engenheiro Mecânico, com experiência em desenvolvimento de projetos de geração de energia, com extenso histórico de estruturação das atividades de Operação e Manutenção (O&M), durante todas as fases do empreendimento, com equipe própria e terceirizada; estruturação de áreas de apoio, tais como: administrativa, suprimentos, implantação de sistema de compras, gestão de contratos e tecnologia da informação; experiência no relacionamento com o poder concedente; experiência em operação e manutenção de ativos de geração de energia, principalmente usinas termelétricas; histórico de sucesso em processos de turn around, bem como experiência em gestão de ativos com crises financeiras. Atuou como Diretor Presidente na UTE Pecem II Camacarv Murici II, Complexo Termelétrico Parnaíba, UTE Porto de Itaqui; como consultor na UTE Marlim Azul; como Diretor de Operações na UTE Porte de Sergipe; como Gerente de Planta na Usina Termelétrica Termopernambuco; como Gerente de Manutenção na Usina Termelétrica Gov. Leonel Brizola; e como Gerente de Operação e Manutenção na Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira. Formação Acadêmica: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itajubá (UNIFEI); com pós-graduação em centrais termelétricas pela mesma instituição de ensino.

André Tavares Paradizi: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC/MG; pós-graduado em marketing pela Fundação Dom Cabral; e MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC/MG. Foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na LIQ (Contax); Diretor Financeiro na Ericsson Inovação; ocupou os cargos de Gerente de Divisão de Controle e Gestão – FP&A, Gerente de Divisão de Rentabilidade de Produtos e Serviços, de Projetos Transformacionais e Divisão de Transformação na Telefônica Vivo; e ocupou diversos cargos na Telemig Celular.

Rodrigo Marques França: Advogado, graduado em direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; pós-graduado em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBET; e Mestrado em Direito do Estado, subárea tributária, pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo – PUC/SP. Atuou nos escritórios Mota Fonseca Advogados; Gandra Martins Advogados; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; e Advocacia Krakowiak, além de ter atuado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. Posteriormente, foi gerente jurídico da Natura Cosméticos; Odebrecht Transport; Construtora Norberto Odebrecht; e atuou como gerente jurídico e diretor jurídico da Brasilterm Energia S.A. e Bolognesi Energia S.A.


Conselho Fiscal – Órgãos Fiscalizadores

O Conselho Fiscal da Companhia funciona em caráter permanente. As reuniões do conselho ocorrerão, nos termos da lei, sempre que necessário e a análise das demonstrações financeiras, será feita, ao menos trimestralmente.

Efetivos Suplentes Data de Eleição (Efetivos) Data de Eleição (Suplentes)
Claudia Almeida Santos
Conselheira
09/06/2020
Fábio Antônio Pereira
Conselheiro
09/06/2020
Eduardo Georges Chehab
Conselheiro
09/06/2020
Luiz Felipe Dutra de Sousa
Conselheiro
09/10/2020
João Verner Juenemann

Conselheiro

Paulo Euclides Bonzanini

Conselheiro

05/03/2021 05/03/2021

Apresentam-se a seguir breves informações biográficas dos membros do Conselho Fiscal da Multiner:

Claudia Almeida Santos : Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas – FACEM, com Pós Graduação em Ciências Contábeis pela FGV e MBA em Gestão e Finanças Corporativas pela FGV. 19 anos de experiência na área Contábil de Companhias Abertas, atuando também nas áreas Fiscal, Projeções de longo prazo e Orçamento. 17 anos de experiência no Setor Elétrico. Atuou na Neoenergia, entre outros, como Superintendente de Geração sendo responsável pelas áreas Contábil, Fiscal, Projeções de longo prazo e Orçamento de 35 empresas ao longo de 6 anos, acumulando a responsabilidade da Consolidação Contábil do Grupo Neoenergia. Atuou como Gerente Executiva de Contabilidade e Fiscal na PetroRio S.A., no setor de Oil & Gas, por 2 anos.

Fábio Antônio Pereira: Graduado em Administração pela FMU e em Contabilidade pela UNIP; Pós-graduado em Administração – MBA Executivo pela FGV; Graduando em Direito pela FMU. Experiência profissional: Arthur Andersen e Delloite Touche Tohmatsu (novembro/1989 a setembro/2004); Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN (Neoenergia) (setembro/2004 a outubro/2006); Gol Transportes Aéreos S.A. (novembro/2006 a setembro/2008); Gafisa S.A. (novembro/2008 a julho/2013); SBF Comércio e Indústria de Produtos Esportivos Ltda. (Lojas Centauro E-commerce) (julho/2013 a junho 2015); ID&T Brasil Eventos Ltda. (julho/2015 a junho/2016); Grupo FAST Solutions (julho/2016 a junho/2019); e desde junho de 2019 atuando como CFO da ARMCO do Brasil S.A. até a presente data. O Sr. Fábio declara que não esteve sujeito, nos últimos 5 anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.

Eduardo Georges Chehab: Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Finanças pelo Insper. Trabalhou pouco mais de 30 anos no mercado financeiro. Foi diretor adjunto de crédito do Banco ABN AMRO Real e diretor das áreas de escore de governança corporativa e ratings corporativos na Standard & Poor´s. Atualmente é membro do conselho de administração da Tonon Bioenergia e Emibra Embalagens, e conselheiro fiscal da Multiner, Mesa Participações e Ecorodovias. Atuando também como consultor na estruturação de governança corporativa e professor em cursos de pós-graduação e MBA.

Luiz Felipe Dutra de Sousa: Graduado em Ciências Contábeis pela Facicon – Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga/MG; MBA Formação Geral para Altos Executivos pela FIA/USP; Pós-graduado em Gestão e Finanças Corporativas pela IAG/PUC-RJ; e Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School – Vitória/ES. Atuou como Controller da POSTALIS – Instituto de Previdência Complementar; e como Gerente Executivo e Contador Chefe da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, sendo responsável pelas obrigações tributárias, contábeis e fiscais, elaborando os balancetes mensais para envio ao órgão fiscalizador e apresentação ao Conselho Fiscal, elaboração das Demonstrações Financeiras, bem como obrigações fiscais e acessórias.

João Verner Juenemann: Graduado Ciências Contábeis e Atuariais pela PUCRS e em Administração de Empresas pela URFGS; Pós-graduado em Auditoria pela URFGS e, posteriormente, pelo IBMEC. Fundador da Juenemann & Associados Auditores e Consultores; membro do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria, do Comitê Especial e do Comitê de Elegibilidade e Remuneração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.; membro dos Conselhos Fiscais da Petrobras Distribuidora S.A., Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos, Klabin S.A., Saraiva S.A. Livreiros Editores, TIM Participações S.A.; e participou de diversos Conselhos de Administração e Fiscal de outras companhias brasileiras.

Paulo Euclides Bonzanini: Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis; MBA em Formação Geral em Administração pela FIA-USP; e Especialização em Metodologia de Ensino Superior pela FIPECAFI SP. É Conselheiro Fiscal da IRB-RE, trabalhou como Diretor Executivo do Banco Votorantim S.A.; Vice-Presidente do Banco Fibra S.A.; Diretor Geral do Grupo Segurador BB Mapfre; Presidente do Banco Bossa Nova Caixa S.A.; Diretor de Varejo do Banco do Brasil S.A.; e foi membro dos Conselhos de Administração da Cielo S.A., Alelo S.A., Baf S.A.; Conselheiro Fiscal da Embraer S.A. e Conselheiro Consultivo do BB Previdência S.A.