Usina Eólica_

New Energy Options Geração de Energia – NEO – Usinas Alegria I e Alegria II

Parque Eólico Alegria é um empreendimento de iniciativa da New Energy Options Geração de Energia (NEO), uma empresa brasileira, controlada pela Multiner em parceria com a empresa Eólica Administração e Participações, e está localizado no município de Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte, onde se encontram os melhores regimes de vento do país, com média anual de ventos que excedem 8,5 metros por segundo.

Com capacidade instalada total de 151,8MW, Alegria é o maior parque eólico do País. O parque ocupa uma área total de cerca de 1.900 hectares, na Praia do Minhoto, a aproximadamente 170 Km de Natal.

Parque Eólico Alegria é composto por duas unidades, Alegria I e Alegria II. A unidade Alegria I é composta por 31 aerogeradores com potência total de 51,15 MW, enquanto que a unidade Alegria II é composta por 61 aerogeradores com potência total de 100,65 MW. Os 92 aerogeradores do complexo foram fabricados pela empresa dinamarquesa Vestas, líder mundial na fabricação deste tipo de equipamento.

Em operação desde dezembro de 2010 (Alegria I) e novembro de 2012 (Alegria II) , o complexo Alegria está inserido no âmbito do PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) e possui contratos de compra e venda de energia (Power Purchase Agreements – PPAs) por um período de 20 anos.

É previsto que a oferta de energia de Alegria I e II corresponda ao consumo de aproximadamente 194 mil famílias, evitando a emissão de cerca de 120 mil toneladas de CO2 à atmosfera.