Usina Termelétrica_

Rio Amazonas Energia S.A. – RAESA – Usina Termelétrica Cristiano Rocha

RIO AMAZONAS ENERGIA S.A. (RAESA) da usina termelétrica Cristiano Rocha, é uma empresa estabelecida na cidade de Manaus/AM, com extensão territorial de 37,1 hectares e que tem como atividade específica gerar energia elétrica e vendê-la para Amazonas Energia S.A., subsidiária da ELETROBRAS. A RAESA possui capacidade instalada de 85,38 MW e tem contrato até 2025 para o fornecimento de 65 MW ininterruptos de energia elétrica para a cidade de Manaus.

Em operação desde novembro de 2006, a usina é composta atualmente por cinco conjuntos moto-geradores Wärtsilä 18V46-C2, com capacidade unitária de 17,076 MW, e utiliza gás natural como energia principal e óleo combustível como secundária. Os principais fatores que levaram a empresa a optar por motores Wärtsilä foram o baixo consumo específico de combustível e os baixos valores de emissões de poluentes para a atmosfera.

Em maio de 2015, a UTE Cristiano Rocha interligou-se oficialmente ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através da linha de transmissão Tucuruí – Macapá – Manaus. Conhecida como “linhão”, esta permite a integração dos estados do Amazonas, Amapá e do oeste do Pará. Destaca-se que o sistema Manaus é o maior entre os sistemas isolados brasileiro, representando cerca de 50% do total do mercado de energia elétrica desses sistemas

PRÊMIO: A excelência no desempenho das atividades da UTE Cristiano Rocha levou a empresa finlandesa Wärtsilä – fabricantes dos motores utilizados na usina – a agraciá-la com o prêmio “Melhor Planta 2007”, num reconhecimento dentre todas as plantas que fazem uso de seus equipamentos em todo o mundo.


Ficha Técnica

Gerador/ Alternador 1,2,3,4 e 5 Motor 1,2,3,4 e 5
Fabricante ABB Fabricante Wãrtsilã
Potência Aparente 21,3 KVA Modelo 18V46-C2
Tipo de Resfriamento Ar Potência Nominal (ISSO 3046) 17076 KW
Frequência 60 Hz Temperatura dos Gases na Exaustão 310º C

 

Caldeiras – 3 Reaproveitamento dos gases (recuperação) Caldeiras – 1 Óleo Diesel
Fabricante AALBORG Fabricante AALBORG
Modelo UNEX H Modelo Auxiliar | Diesel flamatular
Capacidade de Produção de Vapor 1230 Kg/h Capacidade de Produção de Vapor 1500 Kg/h
Pressão do Vapor Superaquecido Vapor Saturado 7 bar Pressão do Vapor Superaquecido Vapor Saturado 7 bar
Temperatura do Vapor Superaquecido Vapor Saturado 180º C Temperatura do Vapor Superaquecido Vapor Saturado 180º C